segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Brasil amplia a fronteira marítima da área do pré-sal

Mudança incorpora área de 960 mil km2 à zona de soberania nacional no mar, hoje de 3,5 milhões de km2


Medida, que não conta com aval da ONU, amplia direitos do Brasil para exploração de petróleo e gás

O Brasil decidiu não esperar o aval da ONU (Organização das Nações Unidas) para expandir, além das 200 milhas náuticas, as fronteiras de sua soberania sobre recursos minerais como petróleo e gás no fundo do mar.
A partir de uma resolução interministerial publicada na última sexta-feira, qualquer nação ou empresa que queira prospectar recursos minerais na Plataforma Continental Brasileira terá de pedir autorização ao governo.
Segundo a Folha apurou, a decisão foi tomada após consulta da Petrobras, que poderá ter até 50% do capital nas mãos da União assim que for concluído o processo de capitalização em curso.
Hoje, a União detém 39,8% da empresa.
A mudança incorpora 960 mil km2, quase quatro vezes o Estado de São Paulo, à zona de soberania nacional, hoje de cerca de 3,5 milhões de km2.
É uma área cobiçada em razão da possível existência de novas reservas de petróleo na área do pré-sal.

O Brasil é o terceiro numa lista de prioridades das empresas multinacionais em seus planos de investimentos no exterior, constata Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e o Desenvolvimento).

O relatório sobre a perspectiva mundial de investimentos foi baseada em consultas a mais de 200 companhias transnacionais, bem com uma centena de agências de promoção de investimentos, que buscam atrair recursos externos para seus países.

Parte de aeronave da FAB é encontrada em rua de Cachoeirinha


A parte de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que seria a cabine do piloto — o cockpit —, caiu na manhã de hoje em Cachoeirinha, na Rua Dr. Nilo Peçanha, próximo à area central do município da Região Metropolitana. Ninguém ficou ferido.

Entre moradores, há divergência sobre a origem do objeto. Segundo a Rádio Gaúcha, algumas pessoas relataram ter visto fumaça de um avião que estaria indo em direção a Morungava.

Em contato com zerohora.com, o fotógrafo Cledisom Martins da Rosa, 40 anos, declarou que foi surpreendido com a presença da peça em meio à via.

— Caiu no meio da rua. Quando eu estava indo trabalhar. O mais impressionante é que não vi, nem ouvi nenhum avião. É uma peça grande, de mais de 40 quilos — relata Rosa.

A assessoria da FAB confirmou que a aeronave F-5M perdeu a peça, mas que pousou em segurança na Base Aérea de Canoas.




Marinha comemora a Independência do Brasil


No dia 7 de setembro, a Marinha se fará presente no mar, no ar e em terra para abrilhantar a comemoração da Independência do Brasil, data magna para nosso País, e convida a sociedade para prestigiar com sua presença o Desfile Naval a ser realizado na orla do Rio de Janeiro.

Além da tradicional Parada Militar na Avenida Presidente Vargas, quando cerca de 2.400 Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão desfilando, Navios e Aeronaves da Marinha realizarão um Desfile Naval pela orla carioca, iniciando na Barra da Tijuca, cerca de 9h, passando pelo Forte de Copacabana, por volta de 11h, e adentrando à Baía da Guanabara às 11h30.

Participarão do evento as Fragatas “Independência”, “Constituição” e “Bosísio”, o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Rebocador de Alto-Mar “Guillobel”, o Navio-Patrulha “Guajará”, o Submarino “Tupi” e o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, totalizando 10 navios. Além disso, 5 aeronaves subordinadas à Força Aeronaval cruzarão os céus do Rio de Janeiro. O contingente no mar será de cerca de 1.000 militares.

Jobim empossa primeiro chefe do Estado Maior

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, empossou nesta segunda-feira, 6, o general José Carlos de Nardi como o primeiro chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas. O cargo foi criado após a aprovação da lei complementar que redesenhou o Ministério da Defesa e o adequou à nova Estratégia Nacional de Defesa.


Jobim fez questão de dizer que o novo cargo nada tem a ver com o antigo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas (EMFA). O ocupante do novo posto, que estará equiparado hierarquicamente aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, será responsável pelo emprego das Forças Armadas, por exemplo, em exercícios conjuntos, cabendo aos comandantes de força o adestramento de cada uma de suas respectivas forças.

domingo, 5 de setembro de 2010

7 anos de guerra deixam mais de 100 mil civis mortos no Iraque

Após cerca de sete anos e com saldo de mais de 100 mil civis mortos, os Estados Unidos encerraram no dia 31 de agosto as operações de combate no Iraque. Os anos de 2006 e 2007 foram os mais violentos no país, segundo cálculos da ONG britânica Iraq Body Count. Em 2006, 27.768 civis perderam a vida no Iraque e, em 2007, 24.599. O período só é comparado à fase de invasão do país, entre março e abril de 2003, quando em apenas seis semanas cerca de 7,4 mil civis foram mortos.

Hillary exalta liderança do Brasil em debates



WASHINGTON. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, divulgou ontem um vídeo em que felicita o Brasil pelo aniversário da Independência, que será comemorado na terçafeira. Na gravação de um minuto e meio, ela lembra a visita que realizou ao país em março, quando constatou progressos na melhoria da qualidade de vida do país em conversas com líderes do governo, empresários e estudantes.

Forças da Colômbia matam 11 rebeldes perto da fronteira com a Venezuela


Pelo menos 11 guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) foram mortos nesta sexta-feira durante um bombardeio das Forças Armadas colombianas em um acampamento do grupo rebelde no Departamento (Estado) de Arauca, fronteira com a Venezuela.

Bombeiros recebem treinamento para combate a queimadas em Goiás


Vinte e sete homens do Corpo de Bombeiros de Goiás participaram, nesta semana, de um treinamento para combate a incêndios florestais. Na sexta-feira (3), militares do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal foram até o platô do Parque Estadual de Caldas Novas (GO) transportando, cada um, uma bomba costal carregada de água.

PF apreende barco com fuzis e pistolas em rio do Amazonas

A Polícia Federal apreendeu fuzis, pistolas e outros armamentos de uso restrito das Forças Armadas, em uma embarcação que navegava no rio Solimões, na cidade de Tefé, no Amazonas. As armas apreendidas são do mesmo tipo usado por guerrilhas na fronteira.

De acordo com a polícia, o barco era usado para passeios turísticos nos rios da Amazônia e fazia o trajeto entre o Brasil e o Peru. As armas foram encontradas no porão e no camarote do responsável pela embarcação, um cidadão espanhol, que foi preso e encaminhado para o presido de Tefé. Nenhuma das outras 12 pessoas que estavam no barco foi detida.

Segundo a polícia, a embarcação voltava de um passeio turístico, com parada em Manaus (AM), e seguia para o Peru. A cidade de Tefé fica a dois dias de barco de Tabatinga, que faz fronteira com a Colômbia e Peru.

Brasileiro é preso por narcotráfico no Paraguai

As autoridades paraguaias prenderam neste domingo um brasileiro que tinha um pedido de prisão decretada pela Justiça paraguaia por narcotráfico no departamento de Canindeyú, divisa com o Estado do Paraná, segundo fontes oficiais. Ele também era procurado por tráfico de maconha e tinha prisão decretada pela cidade de Terra Roxa, em Mato Grosso do Sul.

José Duarte Oliveira, 32 anos, foi detido em uma operação realizada por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) na cidade de Salto del Guairá, capital de Canindeyú (300 km de Assunção), do outro lado da fronteira da cidade brasileira de Guaíra.

Oliveira foi detido em sua casa, onde funcionava uma oficina de motocicletas. As autoridades apreenderam documentos migratórios que seriam falsificados.

Segundo as autoridades paraguaias, nas regiões de floresta dos departamentos de Canindeyú, Amambay e Concepción, todos na fronteira com o Brasil, existem muitas plantações de maconha e operam diversas quadrilhas de narcotraficantes.

Brasil vai superar e França e Inglaterra em PIB, estima FGV




A economia brasileira provavelmente superará, em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) de França e Inglaterra. A avaliação foi feita pelo presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, nesta segunda-feira, durante a abertura do 7º Fórum de Economia realizado pela instituição.

No evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou que os países europeus deverão crescer apenas 1% neste ano, enquanto a perspectiva para o Brasil é de expansão de 7%.

Estudantes brasileiros fazem estágio na Nasa


Flávio Dias e Diego Viot, ambos com 23 anos, passaram por uma experiência admirável para qualquer engenheiro. Os estudantes brasileiros ficaram cerca de 30 dias em um estágio de verão na Agência Espacial Americana (Nasa). O projeto piloto, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), ainda levou mais dois brasileiros a Maryland, nos Estados Unidos, durante o mês de julho.

BBC Brasil e CBN realizam série de debates ‘O Futuro do Brasil’


A BBC Brasil e a rádio CBN realizam neste mês de setembro uma série de três debates com especialistas de diversas áreas com o objetivo de analisar os principais desafios a serem enfrentados pelo Brasil nos próximos anos.

Abordando quatro grandes temas – economia, educação, política externa e meio ambiente – os encontros do ciclo ‘O futuro do Brasil’ acontecerão em São Paulo e também contarão com a presença de jornalistas da BBC Brasil e da CBN.

Reator brasileiro para radioisótopos deve entrar em operação em 2016


O início das operações do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), complexo de produção de matéria-prima para uso em medicina, deverá acontecer em 2016. A previsão de data foi informada pelo coordenador técnico do projeto, José Augusto Perrotta, durante evento em São Paulo.

‘Pré-sal’ do minério em MT ainda não tem potencial confirmado


O anúncio da descoberta de um “pré-sal” da mineração no Mato Grosso, feito ontem pelo governador Silval Barbosa, ainda não é confirmado pelas autoridades federais responsáveis pela verificação do potencial das jazidas. Segundo Barbosa, o Estado teria minas imensas, com 11,5 bilhões de toneladas de ferro e 450 milhões de toneladas de fosfato. O relatório final sobre o potencial exploratório das jazidas, porém, só ficará pronto em dezembro. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por meio de sua assessoria de imprensa, confirma que o relatório final sobre as jazidas não foi apresentado ainda, ratificando o potencial informado ontem. Barbosa é candidato à eleição para governador do Estado, vaga que assumiu em março após a saída de Blairo Maggi para se candidatar a uma vaga no Senado

Economia brasileira decolou de vez da dos Estados Unidos


RIO – A alta de 8,9% Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro semestre deste ano ante igual semestre do ano passado foi a mais forte elevação para todos os semestres da série histórica das Contas Nacionais, iniciada em 1996. A informação foi confirmada hoje pela gerente da Coordenação das Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Economia brasileira decolou de vez da dos Estados Unidos

Polícia do Rio se prepara para nova geração de Caveirões


O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) vai substituir o “Caveirão” por novos “Caveirinhas”, menores e mais ágeis, para operar em ambientes de favelas do Rio. Na opinião do comandante do batalhão, tenente-coronel Paulo Henrique, e dos policiais da unidade de elite da PM do Rio, o atual blindado principal não é adequado para a realidade do Rio.

Montado sobre a esteira de um ônibus e com capacidade para transportar 15 policiais, o Caveirão mais novo da unidade é considerado lento, grande e pesado demais, difícil de manobrar nas vielas de favelas. “Esse blindado é o maior elefante branco que deram para a gente”, afirmou ao iG um policial da tropa.

“O ideal é termos um blindado com menor dimensão, compacto, mais robusto e veloz”, disse o comandante do Bope.

Exército Brasileiro vai modernizar blindados M113B com empresa dos EUA

O Exército Brasileiro planeja atualizar um total de 208 veículos blindados do tipo M113B de transporte de pessoal, através do desenvolvimento de sua Política Militar Exterior com os Estados Unidos.

De acordo com o Jane’s, citando fontes do Exército Brasileiro, o Departamento de Defesa dos EUA vai contratar uma empresa que ainda não foi determinada para o serviço, com o compromisso de entrega final no fim de 2013.

O porta-voz militar brasileiro confirmou ao Jane’s que a oferta inclui a renovação de 208 veículos M113B, e que a empresa selecionada para realizar o trabalho terá um máximo de 109 dias, a contar da data de assinatura do contrato, para entregar o primeiro veículo, enquanto que o último veículo está programado para ser entregue antes do final de 2015.


Independencia do Brasil

FELIZ 7 DE SETEMBRO

Que todos comemorem da melhor forma possivel o dia da independencia.